GENTIL POLICARPO “VÓZ DE OURO”

GENTIL POLICARPO “VÓZ DE OURO”

NASCI NO DIA 31 DE MARÇO DE 1970 EM QUINHÁMEL CAPITAL DA REGIÃO DE BIOMBO, GANHEI GOSTO PELA MÚSICA EM 1979, NUMA DAS ATUAÇÕES DE AGRUPAMENTO AFRICA LIVRE NA ANTIGA SEDE DE SANTALUZIA EM BISSAU. GRUPO MUSICAL DA QUAL FÁZIA PARTE, O MÚSICO MANECAS COSTA COMO BAIXISTA.

MAIS TARDE, EM 1986, COMECEI A MINHA CARREIRA COMO CORISTA DE ABEL DE CARVALHO UM GRANDE
NOME DA MÚSICA GUINEENSE. MAIS TARDE DECIDI LANÇAR A MINHA CARREIRA A SOLO.

EM 1988 PARTICIPEI NO FESTIVAL DISCOBERTA 88, ONDE FUI BEM QUALIFICADO E, DIAS DEPOIS RECEBI UM CONVITE DO GRANDE MESTRE, UM DOS PIONEIROS DA Música GUINEENSE, O MAESTRO ALIU BARI PARA FAZER PARTE DA BANDA MINI-COBIANA, QUE ELE QUERIA PREPARAR PARA MAIS TARDE SE ENGAJANDO NO AGRUPAMENTO COBINA DJAZ.


COM AS MINHAS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES FEITAS NO ESTUDIO DE AGUINALDO PINA, “AGUI SOM” QUE NA ALTURA ERA ÚNICO NA GUINÉ-BISSAU, RAPIDAMENTE TORNEI ME NOTAVÉL. EM 1989 FUI CONSIDERADO ARTISTA REVELAÇÃO DO ANO, NO PROGRAMA RADIOFONICO GIRADISCO 89, APRESENTADO PELO O ÌCONE DA
COMUNICAÇÃO GUINEENSE MUSSA TURÉ.


NO MESMO ANO A MINHA MÚSICA “WATCHA-CATCHEU” FOI A NICA REPRESENTANTE DA GUINÉ-BISSAU NA DISCOBERTA1989, FUI BEM QUALIFICADA E SORTIU MUITOS ELOGIOS E SOBRETUDO A MINHA VÓZ FOI MOTIVO DE MUITOS ELOGIOS ENTRE OS JURADOS, O QUE LEVOU A COMUNICAÇÃO SOCIAL GUINEENSE A APELIDAR-ME.
DE “VÓZ DE OURO”.


EM 1992 COM O TEMA “TARBADJADUR CANSA” LIDEREI O PROGRAMA TELEVISIVO “CANAL TROPICAL” PRESENTADO NA ALTURA PELO INDISCUTIVÉL MICAS CABRAL E LINA GAMA, DEPOIS DE MESES NO TOPO DO PROGRAMA COMEÇEI A SENTIR AMEAÇADO, MAS MESMO ASSIM AGUENTEI ME NO TOPO ATÉ AO 1º TRIMESTRE DE DE 1993 QUANDO DECIDI CANTAR “CAMARADAS COLCENSA” UM TEMA QUE FIZ EM JEITO DE DESPIDIDA AO MEU PUBLICO DE TANTAS MEÇAS SOFRIDA DE TODAS AS PARTES. ENTÃO NESTA Música.


APROVEITEI TOCAR EM TUDO DE NEGRO QUE O NOSSO ESTADO DEVIA FAZER PARA COM OS NOSSOS COMBATENTS DA LIBERDADE DA PÁTRIA, MAS QUE POR ENGANO ESQUECERAM SE DE FAZER.COMO RETALIAÇÃO SUSPENDERAM O PROGRAMA.


VOLTARAM AS AMEAÇAS, DESTA VEZ OS MEUS FAMILIARES MAIS PROXIMOS DO PODER RECEBERAM AVISOS PARA ME SILENCIAREM. EM 1998 DEPOIS DE UM TOURNE A DAKAR, SENEGAL, PRAIA, CABOVERDE E PORTUGAL DECIDI FICAR E FAZER A MINHA CARREIRA AQUI NA TERRA DE CAMÕES.

Entrevista em EXCLUSIVO e música para ouvir no programa TugaMix da TDA,
Quarta 14 julho às 16H
Domingo 18 julho às 20H