O projeto “Conversas na Rua” regressa com uma programação especial

Publicado por em 29 Agosto 2019

Entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro, a 5.ª edição desta iniciativa conta com a presença de Odeith, Tamara Alves, Samina, Caver e Third, para a criação de vários murais artísticos em diferentes suportes urbanos, dispersos pela cidade, com o objetivo de promover a atividade artística no espaço público.Este ano, o evento celebra cinco anos de existência e, por isso, oferece uma programação especial no dia 7 de setembro, no Espaço Fernando Relvas (Recreios da Amadora): 17h00 | Abertura da exposição “Conversas Expostas”, que revela o olhar da fotógrafa Andreia Mayer sobre as obras de arte urbana criadas nos últimos cinco anos do projeto “Conversas na Rua”.
18h00 | Oficina de serigrafia, pelo projeto Bicicleta Manifesta e dinamizada pelo Atelier Ser. Neste laboratório, montado numa bicicleta, os participantes vão ser convidados a escolher palavras e a compor um manifesto colectivo.
19h00 | Conversas Encenadas, com as atrizes Carla Chambel e Joana Brandão. Uma leitura encenada inspirada no processo de trabalho dos três artistas – Sara Morais, Regg Salgado e Gonçalo Mar – que criaram obras de arte pública, em edições anteriores do projeto, para o Espaço Fernando Relvas, dos Recreios da Amadora.
20h00 | Conversas de Arte Urbana, com os artistas Gonçalo Mar, Elsa Poderosa, Tamara Alves e Ana Dias. Sessão moderada por um jornalista do Gerador, durante a qual os artistas falarão sobre as suas obras, o que os inspirou, as suas influências e muito mais.
21h00 | Concerto do compositor e músico Janeiro, acompanhado pelas suas influências do fado, do jazz e da bossa nova.

Sobre o Projeto Conversas na Rua
Fundado em 2015, o projeto “Conversas na Rua” promove, anualmente, intervenções artísticas no espaço público, com o objetivo de estimular a participação, o diálogo, e a reflexão sobre a cidade. Até à data, o projeto dinamizou 22 intervenções murais, resultado da participação de vários artistas portugueses provenientes de diferentes disciplinas artísticas, desde a pintura e a ilustração, ao graffiti.Biografias e datas das intervenções dos artistas convidados desta edição
Odeith – Artista local, pioneiro do graffiti em Portugal, evidencia-se pelo estilo anamórfico que imprime nas suas obras e que se caracteriza pela utilização da ilusão ótica. A intervenção do artista decorre entre os dias 2 e 9 de Setembro, na Rua Dr. Teixeira Coelho.
Tamara Alves – Artista portuguesa inspirada pela vivência urbana e pela representação da mulher em diálogo com a natureza. Apresenta um perfil multidisciplinar, desde a pintura e a ilustração, à arte urbana. A intervenção da artista decorre entre os dias 2 e 9 de setembro, na Rua Pio XII.
Caver – Natural de Lisboa (1983), THECAVER é um artista do graffiti tradicional mas cujo estilo tem sido inspirado pelo universo do design, da tipografia e da publicidade. As suas composições originais resultam pela sua trama gráfica e acentuação da cor. A intervenção do artista decorre entre os dias 30 de Agosto e 5 de Setembro, na Av. Dr. Mário Soares.
Third – Natural de Vila Nova de Gaia, Third representa, sobretudo, a relação entre a ilustração e o design, distinguindo-se pelas composições que constituem entre o figurativo e o tipográfico. A intervenção do artista decorre entre os dias 30 de Agosto e 6 de Setembro, na Estrada Salvador Allende.
Samina – Artista multidisciplinar, cujo estilo se distingue pelo uso da técnica do stencil, a partir da qual revela rostos icónicos, acompanhados por padrões geométricos que realçam a figura representada. A intervenção do artista decorre entre os dias 2 e 6 de Setembro, na Av. Do Brasil.

Câmara Municipal da Amadora

Foto: CMA
Com as etiquetas

Opiniões dos leitores

Toca agora

Título

Artista/Autor

Background
%d bloggers like this:
Telefonia da Amadora

GRÁTIS
BAIXAR