Hugo Pina apresenta novo EP, “Brand New”

Luís Fernando Carvalho
Tempo de Leitura3 Minutos, 42 Segundos

Hugo Pina apresenta novo EP, “Brand New”

HUGO PINA nasceu em Portugal a 23 de Abril de 1988, filho de mãe Portuguesa e pai Cabo-verdiano. Desde muito novo ganha o interesse pela música. Na escola primária dá o seu primeiro espetáculo para familiares, colegas e professores.

Aos 11 anos viaja para Cabo Verde onde se dá o verdadeiro lançamento do artista. Conhecendo pessoas influentes no panorama musical Cabo-verdiano tem a oportunidade de estar em palco com ANA MOURA (cantora de fado portuguesa).

Em 2004 lança o primeiro single “Nidia” ao lado do seu grupo CB4, produzido pelo Adalberto “Dabs” Lopes e escrito por Djodje, Ricky Boy, Peps, Nelo e Hugo Pina.

Em 2007 regressa a Portugal e é convidado a atuar com MARIZA (cantora de fado) ao lado do grupo SHOUT, de participar da primeira parte do musical HIGH SCHOOL MUSICAL no Tivoli atuando ao lado de DIANA LUCAS (cantora de R&B portuguesa), e de fazer a primeira parte do show do cantor norte-americano OMARION.

Em 2008 viaja para os Estados Unidos para trabalhar o primeiro álbum a solo «I’M GONNA CHANGE», produzido por Mark G, Kaysha e pelo próprio Hugo Pina.

Em 2009 regressa a Portugal para divulgação do álbum. No mesmo ano Hugo Pina participa do reality show da TVI “Nasci P´ra Cantar”, programa que consistia em imitar artistas conhecidos da música internacional.

Em 2011 lança o seu ep «VEM DANÇAR» produzido musicalmente pela Good Vibes Music, editado e distribuído pela LS Music sucursal – Portugal.

2012 foi o ano do seu segundo álbum a solo de nome “THIS IS ME”. É um álbum versátil, produzido a 100% pelo Hugo e com influências africanas e americanas. Manteve-se no TOP da rádio RDP África durante 2 meses, estando em 1o lugar durante duas semanas consecutivas, e terminando em 7o lugar desse mesmo top no ano de 2012.

Em 2013 faz a primeira tour Angola, que teve a duração aproximada de 3 meses. Para o ano 2014 Hugo Pina volta com um novo EP “Podes Ir” que conta com a participação do produtor angolano “Gunza Djoz Productions” (produtor de vários hits de Nelson Freitas como “Certeza”, “Ela é”, “All upon you”, entre outros) e do cantor caboverdiano Nilton Ramalho. Na primeira semana o ep entra para a tabela dos “10+ sem Espinhas” da rádio RDP África, chegando ao 2o lugar.

2014 não foi apenas o ano do novo ep, mas um grande ano a nível de concertos. Hugo Pina foi um dos artistas da Kizomba que mais se destacou nos maiores festivais de Portugal onde passa música do género. Atuou no festival “I Love Kizomba” no campo pequeno, e no “Azurara Beach Party” na cidade do Porto, fez a primeira parte do concerto do Anselmo Ralph, e ainda foi um dos convidados a atuar na festa de aniversário do cantor Nelson Freitas no mesmo ano, motivo para dizer que foi um bom ano!

2016 foi o ano escolhido por Hugo, para lançar o seu 3o disco de originais. “Vida” nome dado ao disco, é considerado por Hugo como o disco que representa o seu regresso a 100% à Kizomba. Conta com várias participações, como de Ricky Boy, Yuri Fox, Teen Over, Jimmy, TyCee, entre outros. O disco foi lançado na loja Fnac de Almada em Portugal, com uma atuação ao vivo.

Em 2017 Hugo Pina concorre para o primeiro prémio “Award”. O disco “Vida” foi um dos discos nomeados para o “Kizomba Music Awards, na categoria de “Melhor Disco Kizomba de 2016”.

Em 2019 completa 15 anos de carreira e continua a lançar diversos singles, e a fazer shows por diferentes partes do mundo. Produção Como músico produtor já trabalhou para vários artistas, entre eles Katia Cadet nomeada para o Grammy de melhor letrista feminina, com o tema “911” interpretado por Wyclef Jean e Mary J. Blige, G-Amado, Konde Martins, Nilton Ramalho, TyCee, Kido Semedo, Kelly Silva, Arménio Monteiro, Yesoll, Maísa, Johnny Lima, TyCee, Ricky Boy, Teen Over, entre outros.

Entrevista em EXCLUSIVO para ouvir a segunda parte no programa TugaMix:

(Quarta 18 de Novembro ás 16H e Domingo 22 de Novembro ás 20H) parte 1

(Quarta 25 de Novembro ás 16H e Domingo 29 de Novembro ás 20H) parte 2

1 0
0 %
Contente
0 %
Triste
0 %
Radiante
0 %
Zangado
0 %
Surpreso
Publicação Seguinte

Os novos senhores do crime

Os novos senhores do crime Assoberbados e mesmo submergidos pelas contínuas notícias, conferências e comentários sobre a Covid-19, muitas vezes não nos damos conta de outras situações, também particularmente graves, que nos cercam e que têm, mesmo quando à primeira vista tal não parece, um fundo comum. O sociólogo, criminologista […]
%d bloggers like this: