Home Events Encontros Imaginários na Amadora

Encontros Imaginários na Amadora

Na próxima segunda-feira, dia 23 de dezembro, entre as 21h30 e as 23h00, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos acolhe mais uma sessão da iniciativa Encontros Imaginários na Amadora, que recordará as personagens da História, Voltaire, Robin Hood e Grace Kelly.

Esta atividade é organizada pela Associação Amadora Passado, Presente e Futuro e pelo Teatro Passagem de Nível, e conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora. Nestes encontros, pretende-se fomentar o confronto de ideias, através de personagens marcantes da História da Humanidade.

Entrada livre. Não é necessária inscrição prévia.

 

Sinopse | Encontros Imaginários na Amadora com Voltaire, Robin Hood e Grace Kelly
«Voltaire – foi um escritor e filósofo iluminista francês, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusivé liberdade religiosa e livre comércio. As suas obras e ideias influenciaram a Revolução Francesa e Americana. Escritor prolífico, produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos. Foi um satírico polémico, que usou as suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutos e aos privilégios do clero e da nobreza. Foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se em Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke. O espírito de Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você̂ disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.
Robin Hood – (conhecido como Robin dos Bosques) é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava aos ricos para dar aos pobres, no tempo do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. Era ajudado pelos seus amigos “João Pequeno” e “Frei Tuck”, entre outros moradores de Sherwood. Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Ficou imortalizado como “Príncipe dos ladroes”. Tenha ou não existido como o conhecemos, “Robin Hood” é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra.
Grace Patrícia Kelly – foi uma premiada atriz norte-americana, vencedora do Óscar na categoria melhor atriz e, após seu casamento com Rainer III, príncipe-soberano, tornou-se a princesa do Mónaco. Foi considerada, além de um ícone da moda, a “princesa mais bonita da história”. Como atriz, participou em onze filmes, entre eles “Amar é sofrer”, pelo qual ganhou o Óscar de Melhor atriz e o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático. No total, a atriz recebeu dez nomeações aos principais prémios da indústria cinematográfica mundial, tais como o BAFTA e o Globo de Ouro, que venceu seis vezes.
Morreu num acidente de automóvel a 14 de setembro de 1982.»

 

Sobre os Encontros Imaginários na Amadora:
Trata-se de uma iniciativa do encenador e dramaturgo Hélder Costa do Grupo de Teatro A Barraca.
“O percurso irregular do Conhecimento e da Cultura, na Política, na Arte, na Economia, nas Religiões e na Ciência. Nas palavras do próprio autor, “os Encontros Imaginários não são uma peça de teatro, são sim um exercício de para-teatro, não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação. São uma demonstração pública que a aprendizagem pode ser lúdica, agradável e de dimensão popular. Ser culto sem ser elitista e popular sem ser populista.”

Texto: Associação Amadora Passado Presente e Futuro

Data

Dez 23 2019

Hora

9:30 pm

Organizador

AAPPF - Associação Amadora Passado Presente e Futuro

Em conjunto com

Teatro Passagem de Nível

Publicidade

Siga-nos no Twitter

Nas próximas horas pode ouvir

Evento não encontrado
Carregar Mais

Eventos com o Apoio da Telefonia da Amadora

Evento não encontrado