|
Escrito por Câmara Municipal da Amadora
Janeiro | Programação cultural da Biblioteca
Janeiro | Programação cultural da Biblioteca

No arranque deste novo ano, a Biblioteca Municipal comemora o centenário de Fernando Piteira Santos, seu patrono, e promove duas mesas redondas recheadas de personalidades de relevo, que recordarão quem foi este homem das letras, nome incontornável da história da Amadora e da sociedade portuguesa, defensor da liberdade, que nesta cidade nasceu e viveu até aos 39 anos. Estes encontros terão lugar, às 18h30, nos dias 11 e 23 de janeiro e são de entrada livre, como toda a restante programação.

A par destas comemorações, a Biblioteca mantém as atividades regulares dirigidas a diversos públicos-alvo. As visitas guiadas todas as segundas-feiras; a Hora do Conto seguida de ateliê, baseada na obra “Queridos Livros”, nos dias 9 e 23 de janeiro; o ateliê de Origami e os Seniores N@ Net, são disso exemplo.

De relembrar ainda que este equipamento municipal mantém outros projetos ao serviço da comunidade: A Biblioteca vai a Casa (serviço gratuito de empréstimo domiciliário de livros e outros documentos a pessoas com limitações de mobilidade), A Biblioteca vai ao Centro de Dia (funciona nos mesmos moldes que a Biblioteca vai a Casa, mas dirigido a alguns Centros de Dia), e a mais recente pequena grande novidade, a Cabine de Leitura - Doar, Levar, Ler e Devolver. Trata-se de uma antiga cabine telefónica, cedida pela Fundação PT, instalada no jardim em frente à Biblioteca Municipal, que funciona como uma micro-biblioteca, onde não existem muitas regras. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica informal, sem prazos e sem penalizações.

A missão da Biblioteca não se extingue na promoção da literatura, propõe-se valorizar o património cultural e artístico, de todos para todos.

 

Programação da Biblioteca e Bedeteca

janeiro 2018

 

Nas duas primeiras segundas-feiras de cada mês | 8 e 15 janeiro | 10h00 - 12h00 e 15h00 - 17h00
Seniores n@ Net | Formação na área tecnológica
Sinopse: Estas ações de formação visam desenvolver, especialmente na população sénior da Amadora, competências de utilização e navegação na Internet também como estratégias de combate à solidão.
Destinatários: público sénior

Primeira segunda-feira do mês | 8 janeiro | 21h30
Encontros Imaginários na Amadora
Sinopse: Aqui não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação. O confronto de ideias através de personagens marcantes da história da humanidade. Desta vez estarão em palco: Hipatia, Churchill e Mark Twain.
Hipatia (c. 351/70-415). Neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, foi a primeira mulher documentada como sendo matemática. Dirigiu a escola platônica em Alexandria, onde lecionou também filosofia e astronomia. Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos depois de ser acusada de exacerbar um conflito entre duas figuras proeminentes em Alexandria: o governador Orestes e o bispo de Alexandria, Cirilo de Alexandria.
Churchill (Winston Leonard Spencer-Churchill, 1874-1965). Foi um político conservador e estadista britânico conhecido, sobretudo, como primeiro ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial. Foi o único primeiro-ministro britânico galardoado com o Prêmio Nobel da Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.
Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens, 1835-1910). Foi um escritor e humorista norte-americano, conhecido pelos romances: “The Adventures of Tom Sawyer” (1876) e “Adventures of Huckleberry Finn” (1885), este último reconhecido como o maior romance americano.
Iniciativa organizada pela Associação Amadora, Passado, Presente e Futuro.
Destinatários: público em geral

Todas as terças-feiras | 2, 9, 16, 23 e 30 janeiro | 10h30 - 11h30
Visitas guiadas à Biblioteca e Bedeteca
Sinopse: Pretende-se sensibilizar os jovens para a utilização da Biblioteca e Bedeteca, dando-lhes a conhecer o espaço e a informação existente através das formas de organização dos fundos documentais nos seus diversos suportes.
Destinatários: Público em geral e escolar

Todas as terças-feiras | 2, 9, 16, 23 e 30 janeiro | 16h00
Terceiro sábado do mês | 20 janeiro | 14h30 -16h00
Ateliê de origami | Manualidades Japonesas
Sinopse: O origami é uma técnica oriental que consiste em criar determinadas figuras dobrando uma folha de papel, sem cortá-la ou colá-la. Normalmente o papel usado é quadrado, a as faces podem ou não ser de cores e/ou estampas diferentes.
Destinatários: Público em geral

9 e 23 de janeiro | 14h30 - 16h00
Hora do Conto e ateliê | Obra: Queridos Livros de Ana Faria
Sinopse: Com a obra Queridos livros, de Ana Faria, integrada no Plano Nacional de Leitura e recomendado para leitura autónoma no 4º ano de escolaridade. Uma história sobre a importância dos livros para o estímulo da imaginação e da criatividade nas crianças.
Destinatários: 1.º Ciclo e famílias com crianças maiores de 6 anos

11 janeiro | 18h30
Centenário do nascimento de Fernando Piteira Santos
Conversa sobre "O Jornalismo na atualidade" - o papel da imprensa na sociedade, antes e hoje
Mesa redonda com Ana Sá Lopes, diretora adjunta do jornal “i”, José Carlos Vasconcelos, diretor do Jornal de Letras. Moderação a cargo de Paulo Sucena, professor e investigador.
Destinatários: público em geral

23 janeiro | 18h30
Centenário do nascimento de Fernando Piteira Santos
Conversa sobre "O Legado de Piteira Santos" - Quem foi Piteira Santos?
Mesa redonda com o seu amigo e escritor Manuel Alegre, a sua enteada e jornalista e investigadora, Maria Antónia Fiadeiro, e com a investigadora Susana Martins. A moderação estará a cargo do professor e investigador Alcino Pedrosa.
Destinatários: público em geral

Todas as atividades previstas são de participação gratuita.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Seg e sáb: 10h00 – 18h00 | ter a sex: 10h00 – 19h00
Fora de Hor@s: 20h00 - 24h00

 

Categoria:

Para podermos satisfazer melhor os nossos ouvintes, este site utiliza cookies. Ao continuar a navegação, o utilizador está a concordar com os mesmos. Ler declaração de privacidade