Dia do Trabalhador – Telefonia da Amadora

Dia do Trabalhador

Publicado por em 1 Maio, 2018

No dia 1º de maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

Em Portugal, a partir de maio de 1974, voltou-se a comemorar livremente o 1º de maio, e este dia passou a ser feriado.


Comentários dos visitantes

Deixe a sua opinião ou comentário

O seu endereço de email não será publicado.Os campos assinalados com * são obrigatórios


Continuar a ler

Próxima publicação

Meteorologia para hoje


Publicação anterior

Nivel do indice UV alto


Thumbnail

Telefonia da Amadora

Da Amadora para todo o mundo, via web!

Current track
TITLE
ARTIST

Background