Se ainda não respondeu aos Censos 2021, ainda pode fazê-lo durante o mês de maio!

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a promover mais uma operação de recenseamento da população e habitação em todo o território nacional, designada por Censos 2021.
 
Todos os cidadãos devem responder, durante o mês de maio, ao questionário disponível em Inquérito Censos 2021 (ine.pt), utilizando os códigos inscritos na carta do INE depositada na sua caixa do correio. A resposta é fácil, segura e rápida. Responda às questões e quando terminar selecione “Entregar” e guarde o comprovativo.
Dispõe ainda de outras formas de participação nos Censos 2021, nomeadamente: os e-Balcão a funcionar nas Juntas de Freguesia, a Linha de Apoio do INE (201 542 021) para grupos da população com maior dificuldade de resposta pela Internet ou impedidos do contacto presencial e ainda, através do autopreenchimento de questionários em papel entregues pelo Recenseador.
 
A resposta é obrigatória.
 
 

Reinquirição

Face ao volume de respostas já registado, é tempo de se iniciar uma nova tarefa, relacionada com o controle de qualidade da informação recolhida, designada por reinquirição. A reinquirição consiste num contacto (que pode ser telefónico ou presencial) para uma amostra aleatória de 5% dos alojamentos com resposta já efetuada, em que se solicita a confirmação de apenas 3 variáveis do inquérito.

Sublinha-se que, apenas os Coordenadores e Subcoordenadores de Freguesia estão autorizados pelo Instituto Nacional de Estatística, a realizar este contacto telefónico ou fazer a reinquirição presencial.

Se tem dúvidas ou pretende confirmar a autenticidade do contacto, pode fazê-lo junto do INE, da Junta de Freguesia da sua área de residência ou da Polícia de Segurança Pública, que estão aptos a prestar-lhe todos os esclarecimentos para que responda em segurança.

Os dados recolhidos são confidenciais, estão abrangidos pela legislação sobre proteção de dados e os recenseadores e demais colaboradores estão sujeitos ao segredo estatístico.

 
O município participa ativamente com o INE na organização da operação censitária no nosso território.
 
Colabore com o INE. Responda online e ajude a planear o amanhã.
 
 
 
Caso tenha dificuldade no preenchimento, peça ajuda na sua Junta de Freguesia!
 
Se necessitar de ajuda no preenchimento, as Juntas de Freguesia do Município da Amadora, disponibilizam um total de 14 balcões de apoio.
Informe-se na Junta de Freguesia da sua área de residência e proceda ao agendamento prévio.
Não se esqueça de levar consigo a carta que recebeu na sua caixa de correio.
 

Clique aqui para conhecer os locais que poderão auxiliá-lo no preenchimento do inquérito Censos 2021.

Assista ao vídeo explicativo abaixo!

Veja aqui o artigo original