Censos 2021 realizam-se a partir de abril

A partir de dia 5 de abril, o Instituto Nacional de Estatística (INE) promove mais uma operação de recenseamento da população e habitação em todo o território nacional, designada por Censos 2021.

Entre 19 de abril e 3 de maio, preferencialmente, todos os cidadãos devem responder ao questionário disponível em Inquérito Censos 2021 (ine.pt), utilizando os códigos inscritos na carta do INE depositada na sua caixa do correio por recenseadores devidamente identificados, não sendo nesta fase distribuídos questionários em papel.

A resposta é obrigatória. Os dados recolhidos são confidenciais, estão abrangidos pela legislação sobre proteção de dados e os recenseadores e demais colaboradores estão sujeitos ao segredo estatístico.

Os Censos ocorrem de 10 em 10 anos e são conduzidos através da realização de um inquérito exaustivo sobre a população, família e habitação, permitindo obter um retrato da realidade demográfica, económica e social do país e do parque habitacional. Os dados recolhidos são imprescindíveis para fundamentar a definição de políticas públicas, a tomada de decisões de investimento pelos setores público e privado e para posicionar o país no quadro internacional.

Face ao contexto pandémico, esta edição está sujeita a um rigoroso Protocolo de Saúde Pública que privilegia a resposta via Internet e reduz os contactos pessoais. O preenchimento do questionário online é o método de resposta mais simples e cómodo para os cidadãos.

O município participa ativamente com o INE na organização da operação censitária no nosso território.

Colabore com o INE. Responda online, preferencialmente, até 3 de maio, e ajude a planear o amanhã.

Mais informações

Veja aqui o artigo original