O projeto Amadora Cidade Compassiva promove um Workshop online, dia 8 de setembro, entre as 18h00 e as 21h00, sob o tema “Não tem cura e agora?”.As inscrições já estão a decorrer.
A 3.ª edição deste workshop conta com Elsa Mourão, Médica na “LInQUE- Cuidados Paliativos em casa”.
Vamos falar de pessoas que precisam de Cuidados Paliativos e de pessoas que cuidam. Porque reconhecemos que cuidar uns dos outros em momentos de crise e perda não é simplesmente uma tarefa para serviços sociais e de saúde, mas é responsabilidade de todos, vamos falar de Comunidades Compassivas.Em Cuidados Paliativos todo o tempo conta, por isso precisamos duma comunidade atenta, com coragem, sabedoria e compromisso.
Inscrição obrigatória em https://forms.gle/i4drWtCiEdVNuV7J7
Mais informações:Linque.ptFacebook do projeto Portugal Compassivo
Durante o mês de setembro, pode ainda participar nas seguintes ações:
– 19 setembro, das 15h00 às 18h00 – “Cultivar a Auto compaixão”, por Susana Dagot (Associação AMARA)
Neste workshop sobre a autocompaixão vamos descobrir instrumentos para aprendermos a escutar-nos, a cuidar melhor de nós, a sermos mais tolerantes com as nossas imperfeições e a viver de forma mais positiva. Será um momento de prática e de partilha entre nós.Não há verdadeira compaixão sem autocompaixão. Autocompaixão é reconhecer que todos os seres humanos sofrem e merecem ser tratados com bondade, nós incluídos. Não é ser egoísta, é tratarmo-nos a nós como trataríamos o nosso melhor amigo.
Inscrição obrigatória em https://forms.gle/1smyXnY6LD5bP5F86
– 24 setembro, das 19h00 às 20h30 – “Eu decido, por isso faço o meu Testamento Vital”, pela LInQUE
Pensar e refletir, sobre os seus valores e preferências, sobre o que de verdade lhe importa e sobre os cuidados que gostaria de receber É fundamental poder escolher o que quer e o que não quer, para que a sua vontade seja respeitada, se um dia não puder decidir. O Testamento Vital confere autonomia e proteção e garante que os seus desejos sejam respeitados pelos profissionais de saúde e familiares.
Inscrição obrigatória em https://forms.gle/WuX7oSGcacxTL8VA9
– 29 setembro, das 20h00 às 21h30 – “A Morte e o Morrer numa comunidade compassiva” (2.ª Edição), por Elsa Mourão, Médica na “LInQUE- Cuidados Paliativos em casa”
Como apresentação deste workshop partilhamos um excerto do livro “A morte e o morrer entre o deslugar e o lugar”, do Padre José Nuno Ferreira da Silva:“Morrer para uma pessoa humana, não é um mero facto biológico. É um acontecimento biográfico total … é a existência inteira duma pessoa irrepetível que se vê ameaçada”.Reconhecemos que cuidar uns dos outros em momentos de crise e perda não é simplesmente uma tarefa para serviços sociais e de saúde, mas é responsabilidade de todos e por isso vamos também falar da Morte e do Morrer numa Comunidade Compassiva.Porque morrer não é um mero ato biológico, individual.
Inscrição obrigatória em https://forms.gle/kkpLhWdUU8F288m28
Sobre o “Amadora Cidade Compassiva”Projeto dinamizado pela Cooperativa Linque – com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e uma rede alargada de parceiros – com o objetivo de desenvolver um programa de sensibilização social, informação e formação nas áreas do envelhecimento, da doença em fase avançada, do final de vida e do processo de morte, melhorar a literacia em saúde, promover o conhecimento e desconstruir mitos e envolver os cidadãos no apoio às pessoas doentes e às suas famílias na fase avançada da doença.
Veja aqui o artigo original
Para uma melhor experiência de navegação, este site recolhe alguns dados (cookies). Os dados recolhidos não identificam o utilizador, apenas registando os seus hábitos de navegação. Para mais informações mais detalhadas, consulte a nossa Política de Privacidade de Dados