Criar novo artigo


Passos iniciais

Para criar um novo artigo, deverá seguir os seguintes passos:

No menu lateral, “Artigos” > Novo

Título e conteúdo

O primeiro campo será o título, os seguintes todo o conteúdo.

Para adicionar conteúdo, basta colocar o cursor no campo pretendido, e começar a escrever.
Caso seja outro tipo de conteúdo, deverá carregar no “+” e seleccionar a opção pretendida.

Caso pretenda, por exemplo, colocar um vídeo, e após carregamento no Youtube, basta copiar e colar o link para o artigo.
Para que na página inicial o artigo também seja colocado na área destinada a artigos com vídeo, deverá colocar a etiqueta “vídeo” (ver abaixo o procedimento).

Definições do artigo

Publicar: Deverá ser alterado, caso não seja para publicação imediata. Assim sendo, o artigo só fica visível para o público na data e hora pretendida.
Ligação Permanente: O link onde o artigo ficará disponível, após publicação. Útil, por exemplo, caso se pretenda efectuar outras publicações de partilha do artigo, mas para serem exibidas apenas no futuro.
Restantes campos/parâmetros, não é necessário alterar nada.

Selecção da CATEGORIA DO ARTIGO

Caso seja um destaque de um programa, deverá ser seleccionado o programa respectivo. Não seleccionar a categoria “mãe” denominada por “Destaques de Programas”
Caso seja um artigo ou conteúdo noticioso, o procedimento é o mesmo, e deverá ser seleccionada apenas a categoria onde o artigo se insere.
É possível efectuar selecção múltipla de categorias. Um artigo pode ser simultaneamente um destaque de programa, e conteúdo noticioso (caso tenha conteúdo específico).

Criação / Associação de tags

Poderá associar etiquetas (tags) ao seu artigo, de forma a ficar mais facilmente acessível quando são introduzidas algumas palavras-chave. As tags anteriormente utilizadas, surgem à medida que digita no campo de introdução, e deverão ser seleccionadas, se assim for o caso.

Imagem de destaque

A imagem de destaque é o rosto do artigo. Será ela que irá figurar em primeiro plano, assim que se abre o artigo, bem como será a imagem apresentada na página principal nos casos em que o artigo é exibido.

Ao definir a imagem de destaque, tem várias opções:
– Biblioteca Multimédia, que contém todas as imagens anteriormente carregadas para o site
– Carregar nova imagem ou inserir através de um URL, irá adicionar nova(s) imagem(ens) ao site, ficando disponíveis na biblioteca multimédia. Ao adicionar novas imagens, é fundamental que lhes atribua um nome claro e relacionado com a imagem, de forma a que sejam mais facilmente pesquisáveis na biblioteca multimédia.
Caso a imagem não seja da sua autoria, deverá igualmente colocar a indicação “Foto: xxxx” na legenda, de forma a que seja exibida a respectiva informação nos artigos.

No final do seu artigo, deverá igualmente introduzir a imagem de destaque, para que a mesma seja exportada para outros locais, nomeadamente App Android.
Aqui, e porque já carregou a imagem para a biblioteca multimédia, basta seleccionar a mesma a partir dessa mesma localização, através de “+” > “Imagem” > “Adicionar a partir da biblioteca multimédia”.

Por uma questão estética, e caso o artigo seja pouco extenso, a imagem deverá ser reduzida (Através do separador “Bloco” que se encontra do lado direito do ecrã)

Excertos e comentários

Caso pretenda que seja exibido um excerto em particular do seu artigo, nas páginas em que o mesmo se encontra em destaque, deverá incluir essa informação no campo “Excerto”. Por norma, não o fazemos, e a plataforma cria um excerto automático com um numero previamente definido de palavras, e a partir do início do artigo.

Caso pretenda que o seu artigo não permita comentários, pingbacks ou trackbacks, deverá anular a selecção correspondente.

Publicação do artigo

Tem o artigo pronto, e deseja agendá-lo ou publicá-lo?

No topo da página tem seguintes opções:
“Guardar rascunho”, caso pretenda ir guardando, e terminar mais tarde.
“Pré-visualizar”, para ter uma ideia de como irá ser apresentado o artigo, aquando da sua publicação.
“Agendar”, caso pretenda publicar numa data específica. Deverá definir uma data de publicação diferente da actual.
“Publicar”, caso pretenda publicar o artigo imediatamente.

Verificação final

Antes de publicar é ainda efectuada uma pequena verificação final, para que confirme se tudo está realmente ok.

Verifique sempre, e de forma exaustiva, se está tudo ok relativamente ao artigo que pretende publicar.


Ao publicar o artigo, o mesmo é republicado em diversos locais de forma automática.